terça-feira, 17 de novembro de 2009

DICAS DE SEGURANÇA






DICAS DE SEGURANÇA

Delinqüentes se aproveitam de nossos descuidos, portanto tranque sempre portões e portas de acesso. Nunca deixe-os abertos sem ser preciso, ainda que por pouco tempo.
Proteja basculantes e janelas com grades, instaladas de preferência do lado de dentro. Proteja também todos acessos que possam ser alcançados por escadas, ou que sejam de fácil acesso.
Tranque as portas intermediarias que dão acesso ao repouso noturno. Tranque bem a porta da cozinha, os arrombamentos são mais comuns pelas portas dos fundos. Aja do mesmo jeito quando sair de casa.
Quando acordar pela manhã, os empregados devem olhar com cuidado o quintal, afim de verificar a presença de estranhos que possam força-los a ganhar o interior da casa. Procure isolar seu quarto e dos seus familiares. Não de todas as chaves de casa aos serviçais, somente aquelas que eles precisam para ingressar nas dependências da cozinha e anexos.
Mantenha o sótão isolado da casa, localize-o preferencialmente no banheiro ou em outro lugar que possa ficar trancado por fora durante a noite ou na sua ausência.
Fique alerta à presença de suspeitos nos arredores de sua casa, no momento da sua saída ou da sua chegada. Roubos a residências costumam acontecer entre as 18 às 20 horas e 07 às 09 horas.
Não deixe que estranhos entrem na sua casa. A identificação de carteiros, entregadores de gás, leitores de hidrômetro, funcionários das companhias de energia e de telefone, etc., devem ser examinadas e confirmadas por telefone, em caso de dúvida. Quando permitir a entrada de um deles, alerte outros vizinhos, familiares, sempre que possível, avisando que estão na sua casa.
Não deixe guardado em sua casa valores de monta. Deixe-os em cofres de bancos e faça seguro deles. Se quiser ter cofre em sua residência, guarde segredo da localização e existência. Sempre que puder tenha mais de um, sendo um deles instalado do lado de fora do seu quarto.
No lado externo de sua casa tenha cães adestrados. Cachorros de porte pequeno e/ou de estimação devem estar no lado interno da casa, ou dê preferência à área dos fundos, assim, em caso de tentativa de arrombamento poderão dar alarme.
Na hora de contratar um empregado, prefira referências que possam ser confirmadas com facilidade e alguém próprio e adequado para o serviço. Se não residir no emprego, verifique seu endereço antes de empregá-lo. Consulte a Polícia Civil se tiver dúvida.
Não permita que vigias inexperientes tenham porte de armas de fogo, até que comprove estarem aptos a seu manejo eficiente e correto. Guardas ingênuos e desavisados são presas fácil de delinqüentes que, se apossam de suas armas no primeiro ato.
Telefones de emergência da Polícia devem ser mantidos à mão. Tenha o conhecimento da localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Dê instruções à seus serviçais e familiares de como agir em caso de uma simples observação suspeita na vizinhança ou até mesmo ameaça de perigo.
Se estiver só em sua casa e aparecer um inesperado entregador de encomendas ( malas diretas, presentes, flores, etc.), peça à ele que volte outra hora e, em momento algum abra a porta. Se quiser atender, peça a um vizinho por telefone que observe o proceder. Se houver outras pessoas na casa, devem permanecer em devido sigilo e alerta ao atendimento.
Mantenha a entrada de sua casa livre de um empecilho à sua ampla visão do interior do imóvel. Nas áreas de acesso, evite decorações de jardim, obras de arte, etc., pois podem dificultar a observação de vizinhos e até mesmo a sua.
Se a instalação de alarmes de sua residência for sonora e/ou luminosa, teste-os periodicamente para sua segurança e também para que seus vizinhos te reconheçam com facilidade e possam ajudar em caso de perigo.
Aparelhos de ar condicionado e exaustores devem estar sempre fortemente presos à base de sustentação que , por sua vez, deve estar cravada ao concreto armado que circunde o orifício feito para sua instalação.
Para dificultar a ação de delinqüentes, faça uso de todos acessórios possíveis, desde a simples instalação de travas de segurança e trincos nas portas e janelas, até correntes, cadeados e trancas nos pontos mais vulneráveis.
Saiba como improvisar defesas conforme a necessidade:
a – Em sua ausência, coloque obstáculos internos, tornando-se empecilhos na abertura de portas.b – Para alerta de quando portas e janelas forem forçadas, distribua aparatos que façam barulho.c – Coloque peças de madeira que impeçam de deslizar as portas e janelas sobre trilhos.d – Faça um furo nas vidraças e introduza um parafuso ou prego resistente no ponto em que as partes se superpõe para mantê-las fechadas.e - Trave os basculantes, ("vitraux") mantendo a manopla presa à haste de acionamento por um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.
Conheça seus vizinhos e combinem estratégias de ajuda em grupo. Nos momentos de perigo a solidariedade é essencial.
Se você for abordado por delinqüentes, mantenha-se calmo. Não provoque uma discussão nem ao menos tente dialogar. Não encare-o diretamente, porém procure memorizar suas principais características. Sua vida não tem preço, por isso em momento algum tente reagir.
Se for parado por alguém se dizendo policial, exija sua identidade funcional. É sua garantia e um direito seu.
Seguindo esta dicas você poderá evitar os transtornos da falta de segurança residencial que nos cerca todos os dias.

GUIADOINSTALADOR.BLOGSPOT.COM
FERNANDO VARGAS - TECNICO EM ELETRÕNICA/ SISTEMAS DE SEGURANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário