GUIA DO INSTALADOR

 

Este blog disponibiliza informações técnicas para instaladores e usuários de equipamentos de segurança.

Sugestões e colaborações podem ser postadas.

Vamos promover a informação!!!

Fernando Vargas - técnico em eletrônica especializado em sistemas de segurança e automatização.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VERDADES SOBRE A CERCA ELÉTRICA







SEGUE ABAIXO ALGUMAS VERDADES E INFORMAÇÕES SOBRE COMO FUNCIONA E A COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE CERCA ELÉTRICA...










Como funciona a cerca elétrica:
A central eletrônica emite pulsos de alta tensão ( aprox. 8.000V ) a cada 1,2 segundos, porém de baixíssima amperagem, o que faz com que o invasor não fique grudado na cerca, simplesmente receba um choque que irá impulsioná-lo para longe dos fios. Ao ocorrer o contato com a cerca ou o rompimento de um dos fios, o alarme será acionado automaticamente devido à "fuga" de energia.

Itens que compõem a cerca elétrica:
Central eletrificadora:
Equipamento responsável pela alimentação da eletricidade dos fios e pode ser regulada para emitir pulsos entre 8.000 a 12.000 volts em intervalos de 1,2 segundos.
Controle remoto:
Ativa e desativa a cerca elétrica à distância.

Repuxo automático:
Mantém os fios esticados mesmo quando atingidos por bolas ou pássaros de grande porte.
Sirene:
Emite som de longo alcance quando a cerca e tocada ou um fio é rompido.

Isoladores:
Isolam os fios eletrificados não permitindo que a corrente elétrica alcance setores indesejáveis como muros, portões, etc.
Bateria selada:
Mantém o funcionamento do sistema em caso de falta de energia elétrica.

Haste de alumínio:
Fabricada em alumínio maciço, possui diferentes tamanhos para 4, 6 ou 10 isoladores.
Placa de advertência:
Composta em material plástico, serve para avisar a possíveis intrusos que aquele perímetro está protegido.

Fio de aço inox:
Resistente à oxidação, possui alto brilho e difícil ruptura.
Cabo de alta isolação:
Utilizado para fazer a ligação da cerca elétrica com a central eletrificadora

Funcionamento básico de uma cerca _ elétrica:A cerca _ elétrica possui um sistema de funcionamento extremamente simples. A cerca _ elétrica é composta basicamente por uma central de choque que gera uma tensão que é aplicada nos fios presos aos isoladores da cerca _ elétrica, que por sua vez estão presos às hastes que compõem a cerca _ elétrica. Caso não haja interrupção ao longo dos fios da cerca _ elétrica, a tensão volta à central da cerca _ elétrica e esta efetua uma medição. Caso o valor medido esteja abaixo do valor mínimo que foi ajustado durante a instalação da cerca _ elétrica, o equipamento dispara um relé que por sua vez pode acionar uma sirene ou outro equipamento ligado à central da cerca _ elétrica.
Dicas de instalação da cerca _ elétrica:Quando o técnico instala a cerca _ elétrica, deve tomar alguns cuidados básicos para que a cerca _ elétrica não apresente problemas muito comuns. Após instalada, a cerca _ elétrica não deve produzir estalos muito altos, quando isso ocorre significa que algum ponto da cerca _ elétrica apresenta fuga de energia, o que nem sempre faz com que a sirene da cerca _ elétrica seja disparada. Isso depende do ajuste da sensibilidade da cerca _ elétrica. A cerca _ elétrica geralmente pode ser ajustada entre 8.000 a 12.000 V., Quanto mais alta a voltagem selecionada no ajuste da cerca _ elétrica mais sensível a cerca _ elétrica ficará. Podendo assim, ocorrer disparos falsos em função da fuga de energia da cerca _ elétrica nos pontos onde ela apresenta estalos e, às vezes, até mesmo pequenas faíscas. Deverá ser verificado também se não existem plantas muito próximas à cerca _ elétrica, pois estas quando encostam na fiação da cerca _ elétrica também causam fuga de energia da cerca _ elétrica.
Informações importantes:Antes de instalar a cerca _ elétrica em seu imóvel, procure informar-se a respeito da legislação sobre cerca _ elétrica em seu município. Exija que a empresa instaladora da cerca _ elétrica siga fielmente as determinações que constam no manual de instalação da cerca _ elétrica. Em caso de defeito ou mau funcionamento da cerca _ elétrica, procure sempre utilizar-se da assistência técnica autorizada pelo fabricante da cerca _ elétrica. O equipamento monitora a tensão de saída e em caso de dúvida de sua eficácia, nunca toque a cerca _ elétrica, solicite uma demonstração da empresa instaladora ou assistência técnica autorizada. Informe a todas as pessoas que possam ter acesso à central da cerca _ elétrica que esta somente pode ser aberta por um técnico especializado. Sua abertura implica no risco de choque elétrico. Qualquer ajuste na central da cerca _ elétrica deverá ser efetuado preferencialmente por um técnico especializado da equipe técnica da empresa instaladora da cerca _ elétrica. Sempre desligar a central da cerca _ elétrica antes de regar plantas ou árvores próximas aos fios da cerca _ elétrica.
Qual a diferença entre o choque da cerca _ elétrica e o choque da tomada ?A cerca _ elétrica é alimentada por uma corrente alternada que pode ser 127 VCA ou 220VCA ( ou VAC em inglês = alternating current ), porém está energia é retificada para pulsos de corrente contínua VCC ( ou VDC em inglês = direct current ) e sua tensão pode variar entre 8.000 a 12.000VCC de acordo com o ajuste selecionado pelo instalador da cerca _ elétrica.
O choque da cerca _ elétrica mata ?Este talvez seja o maior questionamento feito a respeito de cerca _ elétrica. Não, o choque da cerca _ elétrica não mata. Diferentemente da eletricidade utilizada em residências, comércio e indústria, a central da cerca _ elétrica emite um choque ( pulso ) a cada 1,2 segundos com duração aproximada de l ( um ) milésimo de segundo, portanto, o indivíduo ou animal que eventualmente encostar na cerca _ elétrica sentirá um “ tranco “ muito forte e tenderá a se afastar da cerca _ elétrica. Antigamente costumava-se instalar a cerca _ elétrica utilizando-se arame farpado sobre os muros e eletrificando os arames da cerca _ elétrica com a eletricidade das tomadas ( 110V ou 220V ), no entanto, a eletricidade convencional das residências, ou seja, corrente alternada com freqüência de 60 hertz ( padrão adotado no Brasil ), causa a contração muscular e sendo o coração e parte do pulmão compostos por tecido muscular, pode, portanto, levar o indivíduo à morte.
Placas de aviso da cerca _ eletrica:"CUIDADO, CERCA _ ELETRICA “, as placas de aviso também ajudam a inibir as tentativas de invasão além de avisar aos mais distraídos que ali está uma cerca _ elétrica em funcionamento. Essas placas devem ser instaladas próximas à cerca _ elétrica ou fixadas nas próprias hastes da cerca _ elétrica em intervalos regulares de aproximadamente 10 metros.
Quanto ao modelo e capacidade do eletrificador da cerca _ elétrica:Escolha um modelo de eletrificador p/ a cerca _ elétrica adequado à distância da cerca _ elétrica, existem modelos com distância entre 300 a 5000 metros lineares, outro fator que deve ser levado em consideração é o tipo de fio e bitola a ser utilizado na cerca _ elétrica, geralmente em cerca _ elétrica residencial é utilizado o fio de aço inox diâmetro de 0,45mm, porém, em cerca _ elétrica com maior comprimento deve-se usar fio de aço galvanizado com bitolas mais grossas, para compensar a perda de energia devido a distância do fio da cerca _ elétrica.
Isoladores da cerca _ elétrica:Os isoladores da cerca _ elétrica ( geralmente fabricados em polietileno ou cerâmica ) servem para impedir que a eletricidade que passa entre os fios da cerca _ elétrica não atinja as hastes de alumínio impedindo assim a possibilidade de eletrificação de grades ou portões de ferro sobre os quais a cerca _ elétrica foi instalada, por isso é de fundamental importância a escolha de produtos de boa qualidade na hora de comprar a sua cerca _ elétrica. Isoladores de baixa qualidade podem não isolar a corrente elétrica de forma segura o que irá provocar a “fuga” de energia nas hastes ocasionando o disparo “falso” da cerca _ elétrica, principalmente nos dias de chuva.
Hastes da cerca _ elétrica:As hastes da cerca _ elétrica devem ser fabricadas com materiais de alta resistência contra as intempéries da natureza como chuva, sol, poluição, etc. Geralmente as hastes para cerca _ elétrica são fabricadas em alumínio ou polietileno de alta densidade.

3 comentários:

  1. Amigo, sou técnico em edificações e quero iniciar um negócio de comercio e instalação de cercas elétricas. Para isso, preciso de orientações sobre o funcionamento, diferenças entre residencial e comercial,fornecedores, etc. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Necessito de informaçõe sobre central eletrica modelo GCP10.000 CR-S ela não gera pulso e neste caso informa que a cerca foi violada.
    Já troquei as bobinas e o problema continua.Vc pode me auxiliar?

    ResponderExcluir
  3. Qual a distancia mínima de uma haste para outra?

    ResponderExcluir